Apóstatas não são bem-vindos

Como parte de um novo projeto pessoal, estou entrevistando pessoas na rua tentando levá-las a reavaliar suas crenças. A intenção não é só fazê-las deixar alguma crença específica, e sim principalmente analisar se a forma pela qual chegam a crenças e certezas é apropriada. No último domingo tive uma conversa de 15 minutos com um TJ (testemunha de Jeová), na qual ele mencionou que testemunhas de Jeová evitam conversar com apóstatas. Na definição que ele apresentou, somente um ex-TJ pode ser chamado de apóstata, portanto eu não seria um deles.

Lobo

Mas será que a decisão mais sábia é evitar falar com um apóstata? Na definição mais geral, apóstata é quem abandona uma crença. Assim, todo convertido é um tipo de apóstata. Em geral, apóstatas são bem-vistos pelos que são de sua nova crença, como as reações ao ex-ateu Bruno, ou como ex-pais-de-santos são bem recebidos na IURD, e por aí vai. Apóstatas são preciosos aliados para a conversão dos que mantêm a crença que aqueles deixaram, reforçando a crença daqueles a quem se juntaram.

Mas exatamente porque apóstatas conhecem os “pontos fracos” da crença que deixaram, eles podem ser usados pelos outros times para criarem mais apóstatas. Então a melhor forma de manter o time coeso, isto é, de manter as pessoas acreditando naquilo que é conveniente, é isolar os apóstatas do nosso time do lado de fora. Mas isso melhora, como destaquei, a conveniência, e não a veracidade da crença adotada pelo grupo.

Para aumentar a veracidade da crença adotada pelo grupo, parece-me que a atitude mais correta seria buscar os apóstatas; descobrir por que foram embora, corrigir os erros, abandonar crenças infundadas ou demonstravelmente incorretas. Quando alguém evita apóstatas, será que deseja a verdade ou conveniência?

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Religião. Bookmark o link permanente.

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s