Cristianismo como seita (4-5)

Continuando a exaustiva série analisando se o cristianismo é uma seita, hoje parto para a quarta e quinta características. Se você caiu de pára-quedas, vá para a introdução: Cristianismo e seitas

4. A liderança dita os costumes

A liderança dita, às vezes em grande detalhe, como os membros devem pensar agir e sentir (por exemplo, membros devem obter permissão para namorar, trocar de emprego, casarem-se — ou os líderes ditam que tipo de roupas vestir, onde viver, quando ter filhos, como disciplinar os filhos, e daí em diante).

Esta é uma característica relacionada às primeiras. Como a lei cristã (Bíblia para os protestantes “5 Solas”) é quem dita os costumes e policia os pensamentos, não é preciso ir muito fundo para identificar como esta é uma das características mais marcantes do cristianismo.

Antes de continuar, é importante lembrar que existem duas religiões bem distintas: Catolicismo Romano, e Protestantismo (Evangelismo?). No catolicismo existe uma única estrutura hierárquica, porém no protestantismo existem várias lideranças independentes. Assim, congregações diferentes (hierarquicamente independentes) poderão exibir características completamente diferentes.

Que tipos de costumes as comunidades cristãs ditam? Vejamos uma pequena lista:

  1. Comportamento sexual no namoro
  2. Comportamento sexual no casamento
  3. Controle de natalidade
    1. Versão protestante/evangélica: “Nós definitivamente acreditamos que todos os casais (casados) devem procurar ter filhos.”
    2. Versão católica – Humanae Vitae: “a Igreja ensina que qualquer ato matrimonial deve permanecer aberto à transmissão da vida”
  4. Amizades (1) (2)

Pelas referências (não ficarei citando, vá ler um pouco) dá para ver que todas as opiniões são baseadas na Bíblia, mesmo que haja divergências entre as opiniões. Existem igrejas que adotam níveis diferentes em cada uma dessas práticas: há aquelas em que você tem que pedir permissão ao pastor para namorar, e outras em que isso não é relevante.

Embora a prescrição esteja na Bíblia, a minha impressão é de que a prática não é prevalente, isto é, só se aplica a algumas igrejas e denominações. Portanto neste estudo darei uma colher de chá e não considerarei este um ponto para o cristianismo, com a ressalva de que cada comunidade deve ser averiguada individualmente. Ficamos então com 3 pontos de 4 até agora.

5. O grupo tem status especial

heaven1

O grupo é elitista, alegando para si, seu(s) líder(es) e membros um status especial, elevado (por exemplo, o líder é considerado o Messias, um ser especial, um avatar — ou o grupo e/ou o líder está numa missão especial para salvar a humanidade).

No catolicismo, o Papa é considerado o representante do deus cristão na Terra. Para os cristãos em geral, somente eles vão para o céu — à exceção dos universalistas — e a função da igreja é salvar a humanidade. Isto é algo embutido na Bíblia e pregado ostensivamente como apelo emocional.

E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse – 2 Coríntios 5:18-20a(grifo meu)

E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; (…) então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos – Mateus 25:33-34,41

Acho que não preciso ficar me delongando neste tópico, exceto se houver questões. Ponto para o cristianismo – 4/5.

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s