Profissão de fé X pesquisa

Eu sempre digo que a busca pela verdade é mais importante do que a defesa de crenças preferidas — o emprego da apologética. Para tanto, é importante entender quem compartilha tais valores, isto é, quem tem um compromisso ideológico e quem não tem. O risco em vista é que alguém que tem um compromisso ideológico se dispõe a defender suas crenças mesmo que as razões para tanto sejam insuficientes ou até se suas crenças forem contrárias à razão.

Eu gostaria de dar alguns exemplos de pessoas e instituições dos dois lados da moeda, através de suas declarações públicas de missão. Se os executores, aqueles a cargo da pesquisa e pulicação, forem honestos, então temos um vislumbre do nível de confiança que devemos dar ao que dizem. Em todas as citações, o destaque é dado por mim.

Comecemos por um dos mais respeitados, o MIT (Massachussets Institute of Technology):

A missão do MIT é promover o conhecimento e educar os estudantes na ciência, tecnologia e outras áreas acadêmicas que melhor servirão a nação e o mundo no século XXI.

O instituto tem o compromisso de gerar, disseminar e preservar conhecimento, e trabalhar com outros para aplicar este conhecimento aos grandes desafios do mundo. O MIT se dedica a dar a seus estudantes uma educação que combina estudo acadêmico rigoroso e a alegria da descoberta com o apoio e estímulo intelectuais de uma comunidade diversificada no campus. Buscamos desenvolver em cada membro da comunidade do MIT a habilidade e paixão para trabalhar com sabedoria, criatividade e eficiência para o progresso da humanidade.

Nota-se claramente o foco no conhecimento. Não poderia deixar de lado a Organização Européia para Pesquisa Nuclear, mais conhecida como CERN e pelo seu grande acelerador de partículas:

Estabelecida por uma convenção em 1954, a missão do CERN tem quatro vertentes:

Pesquisa
Buscar e encontrar respostas para questões sobre o universo

Tecnologia
Avançar as fronteiras da tecnologia

Colaboração
Unir as nações através da ciência

Educação
Treinar os cientistas de amanhã

Podemos olhar também para um instituto conduzido por um governo confessional, o britânico. Busquei a missão e valores da FERA, a Agência de Pesquisa Alimentícia e Ambiental da Inglaterra. Também vemos algo que não sai deste padrão:

Nossa visão é ser um provedor líder de soluções, evidência e conselhos científicos através de toda cadeia de provisão agro-alimentícia.

Nosso papel é focado em entender problemas e permitir soluções sustentáveis através de pensamento inovador e coleta e análise de evidência científica robusta. Isto nos dá a plataforma correta para podermos apoiar nossos clientes tanto nas decisões estratégicas quanto cotidianas que encaram.

Podemos passar por diversas declarações de missão e valores de institutos de pesquisa do Brasil e do mundo, e raramente encontraremos algo como uma profissão de fé: uma crença adotada e defendida. Ao invés disso, vemos compromissos com o conhecimento e com métodos que se mostraram eficazes em obtê-lo. E como o conhecimento é sempre definido como aquilo que é compatível com a verdade, todos estes compromissos são, direta ou indiretamente, compromissos com a verdade.

Agora olhemos do outro lado do muro, para vermos se encontramos organizações que têm compromissos com ideologias políticas e/ou religiosas. Comecemos com o mais óbvio, o Discovery Institute:

Missão:

A missão do Discovery Institute é promover uma cultura de propósito, criatividade e inovação.

Filosofia: 

Mente, e não matéria, é a fonte e coroa da criação, a fonte dos feitos humanos. Concebida pelos hebreus, gregos e cristãos antigos, e elaborada na fundação da América, a cultura ocidental encorajou criatividade, permitiu descobertas e apoiou a singularidade e dignidade dos seres humanos.

Ligando liberdades religiosa, política e econômica, a cultura judaico-cristã estabeleceu o Estado de Direito, codificou o respeito pelos direitos humanos e concebeu a democracia constitucional. Ela engendrou o desenvolvimento da ciência e tecnologia, assim como a criatividade econômica e inovação.

Em contraste, a cosmovisão materialista contemporânea nega a dignidade e liberdade humanas instrínsecas e reduz a criatividade científica e inovação tecnológica. Sua visão de um círculo fechado de possibilidades humanas num planeta de horizontes limitados, contudo, produz as derradeiras ideologias da escassez, conflito, suspeita mútua e desespero.

Este é um ótimo exemplo de como o trabalho de uma organização pode ser desacreditado somente pela missão desta. Não há qualquer compromisso com o conhecimento ou a verdade. Ao invés disso, há uma profissão de fé que depende de criacionismo (“a mente é a fonte da criação”) e da religião cristã, que é promovida como o alicerce de qualquer esforço humano. Se este é o compromisso da organização, qualquer fato que o contrarie deve ser ignorado, e qualquer mentira que o promova deve ser divulgada. E qualquer conteúdo exposto por uma organização desta deve ser visto com muita suspeita.

No conteúdo promovido por uma organização confessional como o Discovery Institute, assim como seus membros e afiliados, toda alegação deve ser conferida em todos os seus aspectos com total desconfiança, do raciocínio que leva à hipótese, à honestidade na apresentação das evidências, à investigação de evidências ignoradas ou ativamente omitidas, à conclusão a que se chega a partir das evidências. Se tudo tem que ser feito de forma independente, a pesquisa original é irrelevante. É como se alguém me dissesse que aconteceu algo sério, e a sua fonte fosse o Sensacionalista (site de notícias satíricas).

E quando isto acontece em uma instituição de ensino? Compare a missão do MIT acima com a do Sistema Mackenzie de Ensino:

Visão e Missão

O Sistema Mackenzie de Ensino (SME) foi criado com o propósito de elaborar materiais didáticos de excelência que auxiliem os educadores comprometidos com os princípios e valores cristãos no cumprimento de suas tarefas. A Visão e a Missão do Sistema Mackenzie de Ensino são as mesmas de sua entidade mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie.

O Sistema Mackenzie, como outros similares, é uma troca: você paga pela educação até o ponto em que ela não conflita com os dogmas sob o qual sua entidade mantenedora opera, e em troca ele lhe doutrina a seguir os mesmo dogmas. Não há compromisso com o conhecimento, somente com a religião.

Se você conhece alguma dessas organizações ou deseja conferir os valores de alguma outra organização, deixe seu comentário. Ou se tiver evidência de que eu estou incorreto, como sempre.

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s