Por que a Teoria da Evolução é rejeitada por apologistas “a priori”

Sempre que encontro-me falando sobre descrença em divindades com alguém, especialmente cristãos, sempre há uma pergunta que vem nos primeiros minutos: “então você acha que nós viemos do nada?”, se referindo tanto ao surgimento da vida quanto da espécie humana. Hoje eu gostaria de elucidar o porquê disso acontecer. Para ser suscinto, intencionalmente suprimi toda citação bíblica formal, mas posso fornecer nos comentários sob demanda caso o leitor desconheça os detalhes.

toc-toc

Quando alguém se converte, normalmente acontece uma festa épica, um sentimento de amor profundo, de certeza de não estar só. Mas esse sentimento é um contrato e nunca são lidas as letras pequenas. Você acaba de ser salvo, mas salvo do quê? Ao ser salvo, você acaba de assinar embaixo da doutrina do pecado original. Não é que você fez coisas erradas e precisa de alguém para encobrir seus atos. Você é podre e precisa de alguém para lhe purificar. A corrente doutrinária começa aqui, pelo fim.

Eis a sequência cronológica da doutrina da salvação: Deus criou Adão e Eva perfeitos, mas eles pecaram e “estragaram” a linhagem humana. Todos os seus descendentes, uma vez expulsos do Éden, nascem com o pecado dentro de si, o que afasta o homem de Deus (“todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”). Esse pecado habita na alma do homem, que é parte essencialmente envolvida em escolhas morais e a que sobrevive à morte do corpo para ser julgada e levada ao seu destino final — céu ou inferno. Então a salvação depende de que:

  1. a humanidade seja uma criação especial de Deus, separada do resto da natureza
  2. todos os seres humanos descendam de um casal, Adão e Eva
  3. a natureza do ser humano seja no mínimo dupla, corpo e alma.

Aí vem a ciência com essa teoria de evolução, que através do estudo da natureza chega a conclusões totalmente inversas à doutrina da salvação:

  1. a humanidade é uma continuação da natureza, não diferente dos outros animais
  2. toda espécie, incluindo a humana, não emerge através de indivíduos e sim de grupos geograficamente isolados (ver Cladística ou Cladologia)
  3. moralidade e comportamento social são características evoluídas (herdadas), e portanto físicas.

jesuscampA Teoria da Evolução não pode ser aceita por alguém que aceita a doutrina da salvação a priori, ou seja, antes de avaliar seu mérito, simplesmente porque ela chega a conclusões que contradizem a dita doutrina. Mas o apologista (defensor da racionalidade da doutrina) pode cair em descrédito se disser que esse é o motivo. Então ele inventa (ou propaga) todo tipo de mentira que repouse sobre a ignorância científica da sua audiência:

  • A evolução não explica a origem da vida (como se esse fosse seu objetivo)
  • A Teoria da Evolução é “só uma teoria” (como se Teoria em ciência fosse o mesmo que hipótese)
  • Darwin viu que a evolução era um engano no fim da vida

… e por aí vai. E ao invés de expôr o porquê de essas e tantas outras afirmações serem mentiras, eu gostaria de convidar você, caro leitor, a avaliar o porquê de você rejeitar uma crença: se é porque ela vai contra outras crenças que você já possui e não consegue explicar, ou porque avaliou o mérito dela independentemente do que já acredita e viu que não é possível concluir o que é afirmado.

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Ciência, Contra-apologética, Religião. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Por que a Teoria da Evolução é rejeitada por apologistas “a priori”

  1. Pingback: Todo mundo gosta de mensagem subliminar | Prazer, Henrique

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s