Griezmann não foi racista

Talvez você não tenha visto a última notícia da vigília da justiça social, então permita-me apresentar os fatos: Antoine Griezmann, jogador de futebol, publicou foto no Twitter antes de ir para uma festa à fantasia com a legenda “Festa anos 80”:

griezmann

Aqui vemos uma pessoa fantasiada de jogador de basquete, mais especificamente do Harlem Globe Trotters, uma equipe que historicamente é um ícone do combate à discriminação racial, e hoje faz apresentações com muita habilidade e humor.

Na foto não há qualquer indicação de que o jogador está tirando sarro ou menosprzando a figura do Globe Trotters ou de negros em geral, pelo contrário. Só que Griezman É BRANCO!!! E uma pessoa branca se pintar para representar um negro é racismo!

Antes de continuar, se um dia algo assim acontecer a você, a resposta correta é “dane-se”. A ação de Griezmann não pode ser colocada em um contexto cultural e histórico que não é o dele. Suas intenções não podem ser interpretadas fora das suas próprias expressões, e nenhum efeito que não seja material ou interno a si deve ser considerado no julgamento moral de suas ações. Todas as acusações são com base no que outras pessoas em outra cultura e outro tempo fizeram ao pintarem-se de preto para representar negros no teatro e TV. Isto é chamado “culpa por associação” (também Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos, página 32), e é somente uma forma de exercer controle sobre o próximo através da pressão social. Isto é imoral e desprezível, ninguém tem direito de forçar alguém a fantasiar-se de qualquer forma para satisfazer os fetiches morais de outrem.

Agora, e se Griezmann se pintasse de azul? Estaria ele zombando de personagens do filme Avatar ou os homenageando? Se verde, estaria zombando ou homenageando Hulk e Yoda? Se fosse um negro pintando-se de branco e vestido de Thor, estaria zombando? Racista é quem dá respostas diferentes dependendo da cor da pele.

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Acontecimentos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Griezmann não foi racista

  1. Adam Figueiredo disse:

    Excelente Henrique, você está coberto de razão.

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s