Sugestão para 2018

Ano novo, toda gente fazendo resoluções para 2018. Mas quero propor mais uma, que creio poder mudar a humanidade para sempre. É algo simples e difícil, mas antes de dizer qual é, permite-me contar um pouco de história para justificar a importância do que proponho.

Louis Pasteur e germes

Louis Pasteur foi um médico francês do século XIX, mais famoso pelo processo de pasteurização batizado em sua homenagem. Mas ele também foi um dos precursores modernos da medicina tradicional, propondo que doenças são causadas por agentes patogênicos externos, os germes. Ele tinha um oponente contemporâneo e conterrâneo, o também médico Antoine Béchamp, que creditava doenças a desequilíbrio interno do corpo. Pasteur tinha mais evidências do seu lado, então foi por aí que a comunidade seguiu. Mas Béchamp morreu defendendo que Pasteur estava errado, e vice-versa. Nada podia mudar aquilo que cada um achava saber.

João Calvino e o geocentrismo

Calvino foi um dos pais da reforma protestante no século XVI. Em seu sermão sobre 1º Coríntios 10-11, ele atacou o modelo heliocêntrico com base no que ele já sabia sobre as escrituras. Nada podia mudar aquilo que ele achava saber, e Calvino morreu um defensor do geocentrismo.

Nada pode mudar o que alguém acha que sabe?

Eu poderia citar outras histórias, e cada leitor provavelmente identificará fatos semelhantes na sua própria experiência. O conhecimento coletivo cresceu drasticamente nos últimos séculos, mudando perspectivas obsoletas no decorrer do tempo. Mas para que estas perspectivas mudem, parece que sempre é preciso que seus defensores morram enquanto descobridores e aprendizes partam do reconhecimento da própria ignorância.

Se estiveres iludido quanto ao que pensas saber, desejas morrer nesta ilusão? Em outras palavras, simplesmente acreditar basta? Eu espero que não. Se sim, podes parar de ler. Minha sugestão, algo que eu mesmo tenho feito, é estar disposto a descobrir que não sabe. Duvida de qualquer coisa, de tudo. Estabeleça condições, critérios para mudar de opinião. E não falo de religião; eleições e preferências políticas, aquecimento global, OGM, tudo e todos.

oxalis-adventure-daySe estivermos dispostos a descobrir coisas contrárias às em que acreditamos, a próxima descoberta não levará gerações para ser aceita pela comunidade. Danos ao meio ambiente não levarão décadas para começarem a ser remediados; e, quem sabe, trilhões de Euros não serão gastos com charlatães.

Anúncios

Sobre Henrique

Casado e com dois filhos lindos como os pais. Meio doido, mas legal.
Esse post foi publicado em Sociedade. Bookmark o link permanente.

Quer dizer algo sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s